Descrição enviada pela equipe de projeto. Zarzales é uma casa de férias localizada no Valle de Bravo, México, cuja arquitetura simples e pura consegue dar lugar à natureza circundante, oferecendo-lhe o protagonismo que merece.
Com uma área de 645 m2, a residência incorpora a luz como elemento chave. Seus espaços são ideais para se voltar ao mais básico: viver conectado com o ambiente natural. Os pinheiros ao redor do perímetro permitem que o projeto se perca no entorno garantindo a sua conservação durante o processo de desenho. Os pinheiros foram os responsáveis pela localização dos dois volumes e, além disso, geraram um terraço com perfurações para conservar essas árvores que tanto contribuem para o projeto.
Decidiu-se desenhar dois volumes, o primeiro corresponde à área social cuja intenção principal é reunir os habitantes ou visitantes. E a segunda, a zona privada, destina-se ao descanso e abriga quatro quartos. Por sua vez, a zona social divide-se em duas: a parte fechada com sala de televisão e serviços; e uma zona aberta onde se situam a sala de jantar, a cozinha semiaberta e um terraço coberto com duas faces transparentes. Adicionalmente, há uma esplanada exterior com jacuzzi e piscina, espaço este que convida à contemplação e fruição multissensorial das cores, temperatura, sons e aromas da floresta.
O telhado de duas águas com paredes em acabamento natural simula os tons das cascas das árvores e se mistura discretamente com a floresta circundante. Esta cobertura gera um jogo de luz e sombras muito agradável. A escolha desse tipo de telhado deve-se às constantes chuvas na região onde a casa está localizada. No restante, os materiais predominantes são a madeira natural e o concreto.
Com espaços bem iluminados, nenhum ambiente realmente parece interno, fazendo com que a fronteira entre interior e exterior praticamente desapareça. A arquitetura pura e limpa da Casa Zarzales gera uma forte ligação com a natureza, tornando a edificação atemporal.